fbpx

Saiba mais sobre

Viscosuplementação e infiltrações do joelho

(lesões de menisco, ligamentos e cartilagem)

Quando é necessário e indicado a infiltração no joelho?

  • Em casos de atletas que sofrem com dores, rigidez e fibroses;
  • Quando ocorre lesões graves no joelho ou episódios agudos de dor;
  • Em caso de doenças degenerativas como artrite sintomática, reumatismo e artrose.

Procedimento baseado na aplicação intra-articular de substâncias como o ácido hialurônico para o tratamento de problemas relacionados à articulação do joelho. É possível reduzir dor e inchaço na articulação.

O procedimento pode ser realizado com ácido hialurônico, corticoides ou anestésicos.

Na articulação, há um líquido que desempenha papel fundamental. O líquido denominado sinovial funciona como um lubrificante produzido pela membrana (cápsula articular) que envolve o joelho.

A infiltração intra articular no joelho é uma técnica segura, importante e praticada na medicina esportiva, ortopedia e reumatologia. Indicada no geral para aliviar a inflamação articular, além de dores agudas e crônicas.

Ácido hialurônico

O líquido sinovial é produzido pelas células chamadas “sinoviócitos”. É essencial que ele apresente a viscosidade adequada para cumprir o seu papel, permitindo que as superfícies cartilaginosas deslizem sem atrito.

Além disso, o líquido também desempenha papel de nutrição, sendo responsável por fornecer nutrientes às células da cartilagem – condrócitos.

Existem várias marcas e fórmulas de ácido hialurônico no mercado, que variam principalmente de acordo com sua concentração e peso molecular. Quanto mais denso e pesado for o gel, maior a sua durabilidade e menos infiltrações são necessárias.

Como é uma infiltração no joelho?

O procedimento de uma infiltração no joelho é relativamente simples e rápido, levando menos de 1 minuto. No entanto, vale ressaltar a importância de ser realizado por um médico ortopedista com experiência, sendo necessária a desinfecção da pele e o uso de materiais estéreis. Inicialmente, é feita uma anestesia local e em seguida é aplicado o medicamento. 

Rolar para cima