Saiba mais sobre
Hérnias de disco com dores agudas e crônicas da coluna
A hérnia de disco é uma condição que pode acometer qualquer região da coluna, mas é mais comum na lombar, sendo uma das principais causas de dor lombar, “ciática” e nas pernas.
Para compreender como se dá essa condição, é preciso entender a coluna:
A coluna vertebral é composta por vértebras (ossos), as quais são amortecidas por discos, que, por sua vez, protegem os ossos, absorvendo os choques (energia, forças, impactos) das atividades diárias, como caminhar, sentar, deitar, levantar, etc. Cada disco possui duas partes (uma interna macia e gelatinosa e um anel externo resistente).
No entanto, é possível que um disco entre duas vértebras da coluna comece a “deslizar/escorregar” deslocando-se para região errada, podendo resultar em irritação dos nervos ao redor e dor intensa.
Além de hérnia de disco ou disco herniado, a condição é conhecida também como disco extruso ou rompido.
Sintomas da hérnia de disco
Além de dor, caso o disco herniado comprima algum dos nervos espinhais presentes, é possível que o paciente queixe-se de dormência e dor ao longo do nervo afetado.
Outros aspectos importantes em relação aos sintomas que podem se manifestar ligados à dor são:
- Possibilidade de extensão aos braços ou pernas
- Piora no período da noite
- Piora ao realizar determinados movimentos
- Piora após ficar de pé ou sentada
- Ao andar
Além disso, o paciente pode apresentar fraqueza muscular.
Tratamentos da hérnia de disco
A indicação de tratamento depende do grau de acometimento, ou seja, de deslocamento do disco, assim como do nível de desconforto que a condição causa ao paciente. Dentre as opções estão:
- Fisioterapia para fortalecimento
- Uso de medicamentos prescritos, como analgésicos e relaxantes musculares
- Cirurgia
Centro de Tratamento
Completo
Infraestrutura moderna para oferecer os melhores recursos para o tratamento dos nossos pacientes. Procuramos oferecer todos os serviços necessários para que nossos clientes possam ser atendidos com excelência e rapidez.
Ortopedia
Cuidados relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos, articulações e outros componentes do sistema locomotor do organismo, sendo composta por um grupo de subespecialidades: mão, pé, coluna, ombro, joelho e quadril.
Cardiologia
Diagnostica e trata das doenças ou anormalidades existentes que acometem o coração, bem como os outros componentes do sistema circulatório humano.
Endoscopia
Possibilita o diagnóstico e, em alguns casos, o tratamento de doenças que afetam a parte superior do sistema digestivo. Além de cirurgias endoscópicas para retirada de pólipos e lesões, tratamento de varizes do esôfago, úlceras, gastrite e refluxo.
Geriatria
Ramo da medicina que foca o estudo, a prevenção e o tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas. Médicos especializados no cuidado com o idoso.
Nutrição
Qualidade da alimentação das pessoas, individualmente ou em grupo, indicando quais alimentos podem ser consumidos para garantir uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada.
Infectologia Pediátrica
Trata as doenças infecciosas em crianças, desde problemas mais comuns, como as infecções de ouvido, até doenças raras ou potencialmente mais graves.
Reumatologia
Área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos, que incluem as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos.
Vascular
Especialidade médica que se ocupa no tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos.