fbpx

Saiba mais sobre

Dores articulares presentes na prática esportiva

A ortopedia do esporte

Também conhecida como medicina do esporte, incorpora os aspectos clínicos, educacionais e de investigação de lesões atléticas, tanto para atletas profissionais como para amadores.

Ao praticar esportes, é importante o acompanhamento com um profissional da área, preparo físico e conhecimento prévio para evitar lesões.

No entanto, muitas vezes, acabamos praticando algum esporte apenas por lazer e sem o acompanhamento, auxílio ou análise prévia de um profissional. Por isso, é possível que lesões ocorram e dores surjam, causando desconforto.

A Artroscopia do joelho pode ser indicada quando o paciente se queixar de dores na região. É possível que seja realizada com intuito de diagnóstico ou tratamento, quando a causa da queixas já tiver sido diagnosticada. Em ambos os casos, o procedimento é importante para a confirmação da causa de dor no joelho e tratamento do problema.

Existem algumas lesões, dores ou condições mais frequentes, tais como:

Ocorre quando o joelho sofre aumentos repentinos em relação à intensidade e frequência de atividade física. Pode acontecer tanto em pessoas que já praticam esporte a algum tempo e decidem alterar a rotina de treinos, quanto em indivíduos que indicam a prática de esporte de maneira abrupta, sem o preparo físico necessário e adequado, além de fazê-lo sem a orientação de um profissional capacitado.

Caracteriza-se por uma inflamação de um ou mais tendões do corpo. Pode ser causada pela prática excessiva de esportes ou repetição de padrões de movimento lesivos. O tratamento requer repouso e pode ser indicado o uso de compressa, analgésicos e o acompanhamento com fisioterapeuta

O estiramento muscular é caracterizado por uma tração excessiva sofrida pelo músculo, causando sobrecarga e, como consequência, a ruptura do tecido em questão.

Dor na região lombar da coluna que pode ocorrer devido ao esforço indevido, carregamento de cargas acima do recomendado e erros posturais  ao praticar atividades como musculação, e ciclismo.

Desconforto ocasionado por falhas posturais ao praticar atividades físicas, atividades rotineiras e falta de ergonomia no espaço de trabalho.

Condição caracterizada pela inflamação da bursa, a qual é uma pequena bolsa, que contém um líquido, que envolve as articulações e reduz o atrito entre os ossos, funcionando como um ‘amortecedor’ entre ossos, tendões e tecidos musculares.

Na maioria das vezes, essa inflamação acontece nos ombros, cotovelos e joelho, devido à repetição de movimentos de forma excessiva ou inadequada.

Trata-se de uma lesão que acomete principalmente as mulheres e é caracterizada por dor no terço inferior e de dentro da canela. A canelite se dá devido ao esforço repetido no tecido conjuntivo que envolve o osso da tíbia.

Rolar para cima