Bebês podem ter sinais de autismo?
Durante alguns anos, acreditava-se que não era possível diagnosticar o autismo nos primeiros anos de vida e que precisaríamos esperar anos.
Graças ao avanço nos estudos, sabemos que é possível perceber sinais de alerta nos primeiros meses de vida.
Sinais do Autismo
Alguns sinais em bebês menores de 12 meses:
- Baixo contato visual. Um bebê com 12 horas de vida já olha nos olhos de suas mãe, com 1 mês fixa fortemente o olhar por minutos, com interação e atenção.
- Dificuldade na amamentação, muitas vezes sendo uma dificuldade motora ou até por questões sensoriais.
- Irritabilidade, choro excessivo, mesmo após descartar possíveis causas como cólicas, APLV, refluxo ou infecções.
- Dificuldade com o sono, desde seguir padrões a respeito do local de dormir, com quem dormir, mais despertares, menor manutenção do sono e/ou até mesmo o contrário, ser um bebê que acorda no meio da noite e parece não haver criança em casa, fica estático olhando para o nada.
- Sensação de não ter bebê em casa, pouco responsivo.
- Menor interesse a face da pessoa, preferência por objetos.
- Dificuldades em compartilhar interesse e olhares comuns.
- Dificuldades em imitação, com 10-12 meses esperamos que faça caretinhas, face cômica e micagens quando instigado.
- Atraso na comunicação não verbal. A criança deve apontar ou mostrar aquilo que quer, mostrar com quem quer ir ou de quem gosta.
- Não emitir sons e balbucios, com 6 meses precisa fazer sons com consoantes e vogais, como: “dadada” ou “tatata” com 9 meses alternar vogais como “dadeda” e com 12 meses esses sons devem ter função.
- Hipersensibilidade, incômodo ou choro ao toque, colo, barulhos, etiquetas, costuras na roupa, texturas como areia ou grama.
- Presença de movimentos repetitivos com as mãos ou pés.
- Dificuldade na introdução alimentar ou desenvolvimento de seletividade.
- Atraso motor.
Recentes Postagens
Compartilhar
Centro de Tratamento
Completo
Infraestrutura moderna para oferecer os melhores recursos para o tratamento e a plena recuperação dos nossos pacientes. Procuramos oferecer todos os serviços necessários para que nossos clientes possam ser atendidos com excelência e rapidez.
Ortopedia
Cuidados relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos, articulações e outros componentes do sistema locomotor do organismo, sendo composta por um grupo de subespecialidades: mão, pé, coluna, ombro, joelho e quadril.
Endocrinologia
Diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo, como dificuldade para perder peso, ganho de peso fácil, excesso de pelos nas mulheres e crescimento das mamas nos meninos, por exemplo, já que pode estar relacionados com alterações na tireoide, diabetes ou obesidade, por exemplo.
Geriatria
Ramo da medicina que foca o estudo, a prevenção e o tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas. Médicos especializados no cuidado com o idoso.
Nutrição
Qualidade da alimentação das pessoas, individualmente ou em grupo, indicando quais alimentos podem ser consumidos para garantir uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada.
Pediatria
Especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.
Reumatologia
Área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos, que incluem as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos.